sexta-feira, 20 de julho de 2012


"O escravo não fica pra sempre na família, o filho sim, pertence a ela para sempre" (João 8:35)
Para entender o contexto, Jesus falava de conhecer a verdade e esta verdade nos libertaria, e também, sobre todo aquele que comete pecado, se tornaria escravo deste.
Apesar de simples, há algo profundo.
No dia a dia essas palavras de Jesus fazem sentido. Porém, confesso: demorei para entender.
O termo "escravo" está em contraste com o "filho".
O filho da casa, é livre. Contrário ao escravo.

A vontade do escravo é fugir. Porém, o escravo permanece, apesar de mil razões para fugir. No fundo sente raiva, medo, desconfiança. Por isso, é escravo.
A verdadeira razão, o aceitar ser filho, não aflora.
Fugir para ser livre. Ou ficar para ser filho.

O livre aqui, é ser verdadeiramente, filho. Quando permanecemos na Palavra, nos colocamos como servo, reconhecemos que há um Senhor e aceitamos a soberania de Cristo. Nos tornamos irmãos, em Cristo, co-herdeiros, portanto, "filhos". E quem aceita essa Graça, não sai de casa, jamais.

O escravo tem correntes, que o seguram. O servo é livre, mas fica por que quer.

O filho que não aceita a soberania dos pais, exerce e vive a rebeldia, e tem, por consequência, andado pelo vale da sombra e da morte. É escravo.

O filho, que se torna co-herdeiro, aceitou a Graça, e jamais sairá ou se apartará das mãos protetoras e aconchegantes de um pai amoroso.

Ser filho, portanto, é permancer na Palavra. E isso significa conhecer a verdade que liberta do ambiente em que se encontra, no qual se comete pecados. Liberta da realidade. Do coração. Do seu interior. Do "eu".

Mesmo aqueles que dizem que aceitaram Jesus, assim como os judeus, não poderiam permanecer, como os filhos permanecem. Os escravos, eternamente, são os tais que Jesus chamou de filhos da mentira, do engano, da fantasia na fuga da verdade e em busca da sua verdade. Apesar de conhecer as Escrituras.

Resumindo, como disse minha esposa, você pode tirar as pessoas do Egito, mas na maioria das vezes, não consegue tirar o Egito delas.
Há pessoas com o espírito de escravidão que nunca se firmarão na verdade. Não conseguem ficar numa casa onde se ama, se respeita, se perdoa. A casa da Graça.
Porque o desconforto que a verdade causa, assim como se olhar no espelho e não gostar do que se vê, é como quem é escravo enxergar a cada ordem do seu Senhor, o quanto ele (ainda) é escravo.
Por isso, o escravo quer fugir. Sempre.

Para ficar na casa do Pai, a pessoa tem que se sentir "filho". Caso contrário, a casa se torna insuportável. É nesse momento que um filho quer se tornar um escravo.

Sem o amor do Pai, sem a confiança de se sentir filho, ninguém consegue, principalmente, se for pela religião.
Não se sente filho se ainda é escravo.

E pelo espírito de escravidão ao pecado, jamais o filho sentirá vontade de morar na casa da Graça, da verdade e vida, e voltar a ser filho novamente.
É só pela Graça.

Então, entendi. 
O escravo não ficará para sempre. Não permanece na Palavra. Não consegue ouvir e mudar. Não haverá transformação, portanto.
O filho sim, fica eternamente. Há transformação constante.
E só o Espírito Santo transformará o escravo em filho.
Um coração de pedra num coração de carne.

NaquEle que nunca gera escravos, mas filhos, em amor.


Graça e Paz!

22 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico feliz q tenha gostado! Continue a ler outros textos. Q Deus o abençoe!

      Excluir
    2. Amém obrigado mim ajudou muito Glória à Deus

      Excluir
  2. Interpretação errada a meu ver. Casa somos nós.todos temos um espírito de escravidão morando em nós,. quando o filho Jesus vem morar em nós ,o escravo sai e o filho sim nunca sairá.fica para sempre.uma vez salvo é para sempre.ó glória...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errada? Só pq não foi oq você entendeu ? Cada pessoa tira suas conclusões, cada pessoa entende de uma maneira. É muito raso falar que é "Errado"

      Excluir
    2. É uma pena q pense assim. Se verdadeiramente for liberto pelo Espírito de Deus, sereis salvo. O espírito de escravidão q citou, talvez, e não se ofenda, ainda não conseguiu ver, irmão. Nem sentir o vento soprando para onde quer. Se o pecado entrou pelo mundo por um homem, Jesus nos libertou através de Seu sangue. Outra: se acha mesmo q dentro da Igreja, conhecendo as Escrituras Sagradas, não há escravidão, pensamos diferente e não conseguiremos nos entender. Pq a Igreja não salva ninguém, amado. A Bíblia fechada é só um livro. O poder de Deus é o Evangelho em nós. O filho nunca sairá SE aceitar a Graça, se não aceitar e continuar buscando luzes, palco, show, ego (hedonismo), desculpe, mesmo dentro da Igreja, será escravo - sempre querendo ser livre, sendo q livres somos em Cristo Jesus, não em nós mesmos. Q Deus nos livre dessa desgraça (ausência da Graça do Senhor). Fique com Deus!

      Excluir
  3. Diacordo! uma vez salvo pra sempre salvo essa afirmação é
    Mentirosa ..A nossa salvação temos que conquistar dia após dia..negar o nosso Eu. abster de nós mesmos todo os dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a salvação já foi conquistada por Jesus. As nossas boas obras, tomar a nossa cruz e negar a nós mesmos é somente a boa conduta de quem já foi comprado pelo sangue santo e precioso de Jesus.

      Excluir
    2. O texto não fala sobre o q diz. Ser filho é buscar a salvação, em Cristo Jesus, diariamente, amado. Temos direito à Salvação, não quer dizer q, independente do q fizer, será salvo. Mas fique na Graça do Senhor Jesus - é impossível discutir arminianismo, wesleyano ou calvinismo aqui...

      Excluir
    3. Alguém q discorda de vc é "mentiroso"? Vc já se converteu, irmão? Q pena q saiba julgar, gostaria de ver vc sendo julgado... Não precisa ler o q escrevo se tem prazer em chamar os outros de "mentiroso", querido. Fique á vontade para não ler, só não impeça outros de lerem, não fique na porta impedindo outros de entrar.

      Excluir
  4. Concordo com a palavra do pregador pois a verdade e Jesus e aqueles que diz que tem mas esse escravo do pecado ele ainda não creu e nem obedece a sua palavra entao não pode ser filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, irmão. Continue a ler os textos, pois sigo o q Deus me deu. Fique com Deus!

      Excluir
  5. Texto maravilhoso, pois o nosso Deus é um Deus de limetes, se conhecermos a verdade que é Ele, seremos libertos do pecado, tornando-nos filhos para vivermos livre nos limetes estabelecido pela sua palavra!

    ResponderExcluir
  6. Essa historia de uma vez salvo , salvo para sempre o diabo tem feito a festa .

    ResponderExcluir
  7. JESUS, disse que o escravo não fica para sempre na família, mas o filho pertence a família para sempre.
    Jesus disse para Nicodemus, que ele teria que nascer de novo, nascer do alto, e quem nasce do alto, é nascer de Deus, e quem nasce de Deus não perde sua paternidade Espiritual, JESUS DISSE, O QUE E NASCIDO DA CARNE É CARNE, E O QUE É NASCIDO DO ESPÍRITO É espírito, João 3:6
    Amados nós somos filhos de Deus.
    O PRÓPRIO ESPÍRITO testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus.
    E SE SOMOS FILHOS SOMOS HERDEIROS,
    HERDEIROS DE DEUS E CO-HERDEIROS COM CRISTO JESUS.Rm 8:16-17

    ResponderExcluir
  8. Que lindo ,Deus continue te abençoando e dando sabedoria do alto .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Dayana. Sua crítica é uma direção pra mim. Deus a abençoe! Feliz Natal!

      Excluir
  9. Que entendimento abençoe. Gloria a Deus!

    ResponderExcluir

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.