quarta-feira, 8 de maio de 2013

Crise de identidade (pte.1)
Mateus 4:1-11 - "Então foi conduzido Jesus, pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo diabo"
Se não sabemos quem somos, cairemos em tentação, e vamos querer saber e provar quem nós somos. Você é o filho amado em quem Deus tem prazer (Mateus 3:17) ou é aquele que o diabo duvida? ("se você é filho de Deus..."- Mateus 4:3). 

O sistema de nossa sociedade vive ás custas da nossa "crise de identidade". Ela dita o que temos que ser (comportamento, atitudes), ter (celular, Tv, moda, cabelo). Quando percebemos, estamos endividados, com crises de ansiedade, megalomaníacos, problemáticos, depressivos. Temos que estar "na moda". Malucos para comprar e sermos aceitos "na tribo". Ser como todos são, fazendo o que nos mandam.
Você não etá conectado às redes sociais (Twitter, faceboo, Orkut, Linkedin)? Não tem Tv Smart? iPhone ou Galaxy?Está fora da "moda", fora da sociedade. Os jovens ficam malucos. A ansiedade é constante: compra o que não precisa e paga com o que não tem. Corremos para algo inalcançável, corremos atrás de vento.
Pessoas inseguras. Ansiosas. Depressivas. Porque não tem o passaporte para serem aceitos.
Caímos na tentação de provar, a nós e aos outros, quem somos.
O que está por detrás dessa correria? Perder o controle da própria vida? Somos alvos do consumismo, acumulamos bens, não dividimos. Somos presas fáceis desse sistema.
É a nossa crise de identidade.
Não sabemos quem somos, de onde viemos, para onde vamos.
Sentimos angústia em ter que provar o tempo todo, quem somos, o que acreditamos, o que gostaríamos de ser e até o que gostaríamos que as pessoas soubessem de nós. Há 3 perspectivas no homem:
- Quem eu penso que sou?
- O que os outros pensam que sou?
- Quem eu realmente sou. 

A tentação de Jesus, foi isso. Satanás diz a Jesus: "...se você é o Filho de Deus..." - o que está em jogo aqui é a identidade de Jesus, que é questionada:
- E se você for? E se não for? Você tem certeza que é?
Pior: Se você é, então "compra"... Ou melhor, transforma essas pedras em pães (imagina um homem 40 dias no deserto, em jejum...). 
O desafio á nós é este: Se você sabe quem é, não tem que provar (comprando) nada a ninguém. 

Interessante é que a experiência anterior á tentação, que foi o batismo de Jesus. Deus, enviou o seu Espírito e disse quem Jesus era: "Este é o meu Filho amado em quem me comprazo" (Mateus 3:17). Jesus recebeu do próprio Pai a autenticação de quem Ele era.
Outra coisa interessante é que Satanás não colocou em dúvida o que Deus disse (Tiago 2:19), mas o "quanto" Jesus acreditava no que Deus disse: "Se é mesmo quem diz, então prove..."
Jesus precisava de mais testemunhas além da palavra de Deus? E nós? No dia-a-dia, você acredita que é Filho, co-herdeiro com Cristo? E como irá provar?
Irá provar vencendo as suas necessidades, assim como Jesus.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.