quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O Espírito do Senhor está sobre mim (pte.1) - Isaías 61:1-3

 O texto de Isaías 61:1-3 foi lido por Jesus ao voltar para Nazaré, com as pessoas com quem cresceu, que já o conheciam, meio que se apresentando como o Filho de Deus e seu ministério. ao ler, apresentou á Israel o Messias, e neste dia, se cumpriu a Palavra que dizia que o Espírito do Senhor estava sobre Ele. 
Mas porque Jesus precisava da interferência e capacitação do Espírito Santo? A resposta está em Filipenses 2:5-8 e nos exorta a buscar o mesmo que Jesus buscou: Não ser igual a Deus, esvaziou-se e assumiu a forma de servo, se tornando homem, e se humilhando, obediente, morrendo na cruz. Isso é desapego e obediência. 

Apesar de ser o Filho de Deus, segunda pessoa da Trindade, desfez-se da Sua glória, não exigiu ser o Rei dos reis, e ao desapegar-se, assume a forma de servo, mostrando como um homem, como eu e você, devemos ser. 

Ainda assim, porque Jesus precisaria do Espírito Santo? Para cumprir toda a profecia de Isaías 61:1-3 (leia!) e vencer a morte, pois nada do que foi profetizado poderia ser feito. Como homens, esse é o mal irremediável, a morte. Mas Ele ressuscitou, e essa é a diferença, venceu a morte, triunfou sobre a morte e a venceu para sempre. Para isso Ele foi ungido, para morrer e ressuscitar, herdar um corpo que jamais experimentará a morte outra vez. 
Nascer de uma virgem e habitar num corpo mortal, precisaria do Espírito Santo (lembrando que o Espírito Santo foi derramado sobre toda carne em Atos) porque o Senhor da vida, eterno, agora vive num corpo que pode adoecer, onde a vida e o corpo carrega o resultado da queda humana (Gênesis 2:17), o que dignifica ainda mais o sacrifício feito de uma só vez e para sempre exaltado. Por habitar num corpo que padece para nos mostrar que "sim, é possível não pecar enquanto homem", o Senhor precisa do Espírito Santo.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.